quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Evolução vs. Intelligent Design - O caso Kitzmiller vs. Dover

Trata-se do conflito existente entre os defensores da Teoria da Evolução, de Charles Darwin e do Intelligent Design, da autoria de Michael J. Behe.

Esta discussão - que na minha opinião nunca deveria ter lugar - assumiu uma grande popularidade num passado recente quando a administração de uma escola em Dover, na Pensilvânia (EUA) tentou introduzir no programa o ensino do Intelligent Design, tentando gorar e descredibilizar as teorias neodarwinistas.

A reação fez-se sentir e um conjunto de pais de alunos daquela escola intentou uma ação judicial contra a administração escolar.

Este processo, a tramitação que levou, bem como a decisão final tomada pelo Juíz (que, e bem, foi favorável ao grupo de pais que levantou o processo judicial, apesar dele ter sido indicado pelo presidente Bush (cristão), apenas para informar alguns sites criacionistas que acham que a sentença foi "tendenciosa") mas, pode ser de forma muito sólida, coerente e eficaz observada neste site(http://www.pbs.org/wgbh/nova/id/), onde se podem ver os 12 capítulos de uma emissão televisiva acerca deste caso controverso.


A visita, apesar de o site se encontrar em inglês, é essencial e demonstra como ainda se encontra bom senso, ponderação e sentimento de justiça, bem como sensatas afirmações de defesa do laicismo no sistema judicial americano.

Para compreenderem melhor a teoria da evolução, de uma forma didática e extremamente interessante, com dedicação de espaços a professores e alunos, a visita a este site (http://www.pbs.org/wgbh/evolution/) é obrigatória.

Para aqueles que estiverem interessados em verificar quais as falácias encontradas nos discursos argumentativos dos Criacionistas, visitem esta página (http://www.daltonator.net/durandal/creationism/fallacies.shtml) (com uma certa dose de humor), mais uma vez em inglês.

Desenho…Inteligente??? Daaahhh

Um comentário:

Sigo Buscando disse...

Diante de todos os sites e blogues que já visitei colhendo informações sobre o caso Kitzmilller vs Dover. Sem à menor sombra de duvidas; esse foi o pior deles. Nunca havia lido tanta(...) como pude observar nesse blogger. Textos e explicações rudimentares, obsoleto, sem o menor senso critico, apenas fanatismo de um cidadão que mal sabe o que escreveu. Mas, eis a prova de que a ciência NÃO É e nunca SERÁ NEUTRA EM SUAS OPINIÕES. Ela sempre estará atrelada a quem a faz, seja ele ateu ou cristão. Cada qual defendera suas "obviedades".